Comissão da Câmara do Rio aponta filas de até 1h30 em primeiro dia de uso obrigatório do Jaé

  • 04/08/2025
(Foto: Reprodução)
Primeira manhã de uso exclusivo do Jaé é marcado por dúvidas e dificuldades de passageiros no Rio O primeiro dia de uso obrigatório do cartão Jaé no transporte público municipal do Rio de Janeiro foi marcado por longas filas, desinformação e dificuldades técnicas. Essa é a avaliação da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal, que durante fiscalização realizada nesta segunda-feira (4) encontrou casos de espera superiores a 1h30 em postos de atendimento, especialmente para retirada e recarga do novo cartão. Coordenada pelo vereador Pedro Duarte (Novo), presidente da comissão, a vistoria envolveu sete equipes em 13 pontos da cidade. Apesar de reconhecer avanços na implementação do sistema, o grupo identificou uma série de entraves que, segundo Duarte, impedem que o Jaé seja adotado como único meio de pagamento neste momento. "Vamos juntar tudo isso e falar para a prefeitura que não dá para colocar exclusividade do Jaé enquanto isso não se resolve. Em relação à integração, entre os modais (do estado e do município), por exemplo, a população não pode pagar o pato porque a prefeitura e o governo do estado não se entendem", afirmou o vereador. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça Principais problemas A fiscalização da Comissão de Assuntos Urbanos identificou os seguintes problemas nos pontos visitados: Jardim Oceânico (BRT): fila com mais de 50 pessoas sob o sol; apenas um atendente do Jaé e funcionários da SEOP sem preparo. Terminal Gentileza: espera de 30 minutos, apesar de estrutura com cadeiras. Campo Grande (Supercentro do Jaé): filas grandes e pouca informação; reclamações sobre reembolso do RioCard. Madureira: falhas em máquinas de recarga e guichês; filas de 45 minutos. Botafogo (Dona Mariana): fila de mais de 1h30 com aglomeração; usuários desistiram do atendimento. Botafogo (Praça Nelson Mandela): problemas na validação de cartões; venda de cartões unitários via Pix gerou revolta. Barra da Tijuca (Terminal Alvorada): usuários sem informação; recargas não apareciam no saldo; cartões não entregues após 15 dias. Deodoro: máquina indisponível e contêiner lacrado; atendimento transferido para a Vila Olímpica. Bangu: falta de validadores na Nave do Conhecimento de Padre Miguel, apesar de ser um ponto de retirada de cartões do Jaé. São Cristóvão e Méier: sem maiores problemas. Usuários do Jaé enfrentam fila no Posto da Dona Mariana, em Botafogo. Divulgação Como funciona o Jaé O Jaé é o novo sistema de bilhetagem da Prefeitura do Rio, que substitui o Riocard nos transportes municipais. Desde sábado (2), apenas o Jaé permite integração entre ônibus municipais e metrô. O cartão físico pode ser retirado em postos ou substituído por um QR Code gerado no aplicativo. Jaé substitui Riocard: tire dúvidas sobre o novo cartão de passagem dos cariocas No primeiro dia útil de operação exclusiva, foram registrados mais de 1 milhão de embarques com o Jaé — quase três vezes mais que na semana anterior. No entanto, muitos passageiros enfrentaram dificuldades, especialmente na integração com modais estaduais e no uso do aplicativo. A dona de casa Aline Alves, moradora de Nova Iguaçu, relatou que o Bilhete Único Intermunicipal não funcionou, obrigando-a a pagar a passagem em dinheiro. "Eu sempre venho com cartão, mas, por sorte, coloquei dinheiro na bolsa porque eu nem sei quanto que custa a passagem porque só uso o cartão", contou Aline. Jaé substitui Riocard a partir de 2 de agosto: tire suas dúvidas sobre novo cartão de passagem dos cariocas Já a técnica de enfermagem Sônia Batista precisou ir pessoalmente ao posto após falhas no aplicativo. O salva-vidas Paulo Renato Paiva tentou fazer o cadastro pela segunda vez, após esperar mais de cinco horas na sexta-feira. "Eu estou saindo de um plantão de 36 horas e tive que vir aqui pessoalmente porque pelo aplicativo eu não consegui", contou a técnica de enfermagem Sônia Batista. “Eu estive aqui na sexta-feira e fiquei mais de 5 horas aqui e não consegui fazer o cadastro. Hoje está demorando mais de 40 minutos cada número para fazer o cadastro”, relatou Paulo Renato. A Secretaria Municipal de Transportes afirma que o Bilhete Único Intermunicipal ainda pode ser usado nas integrações e que funcionários estão nos principais terminais para orientar os passageiros. O prefeito Eduardo Paes reconheceu problemas pontuais, mas disse que “a operação está indo bem”. A reportagem do g1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro para ouvir a Prefeitura do Rio sobre os problemas apontados pela Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal. Contudo, até a última atualização desta reportagem não houve retorno. Posto do Jaé ficou lotado na manhã desta segunda-feira (4) em Botafogo Reprodução/ TV Globo

FONTE: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/08/04/comissao-da-camara-do-rio-aponta-filas-de-ate-1h30-em-primeiro-dia-de-uso-obrigatorio-do-jae.ghtml


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