'Estabilidade' e 'tranquilidade': o que buscam os candidatos de SC que fizeram as provas do CNU
05/10/2025
(Foto: Reprodução) Expectativa de candidatos e amigos para o Concurso Nacional Unificado em Florianópolis
Morgana Fernandes/NSC TV
Os 11.206 candidatos inscritos em Santa Catarina para a 2ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) realizam as provas deste domingo (5) em 22 locais de aplicação espalhados por oito cidades.
A capital Florianópolis tem o maior número de locais, com oito, sendo um deles o Instituto Estadual de Educação (IEE), no Centro. Com a proximidade do começo das provas, muitas histórias passaram pelos portões.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Uma delas é da Well Christina, estudante que vê no concurso a oportunidade de estabilidade financeira. "A vontade de fazer o concurso é por estudando estabilidade. Nunca consegui um emprego formal. Então, eu imagino que a forma de eu conseguir isso é através de um concurso público", contou.
Pessoa autista, Well detalha que em função da condição fará a prova em uma sala separada com acessibilidade. Para aliviar a ansiedade, levou brinquedos e acessórios visando ajudar a lidar com o nervosismo.
"As provas que eu faço com acessibilidade, geralmente meu desempenho é melhor. Não sei como vai ser, mas espero que dê tudo certo", confia.
Well Cristina levou pulseiras e acessórios para lidar com nervosismo durante a prova
Morgana Fernandes/NSC TV
Após encarar mais de uma hora de estrada vinda de Balneário Camboriú, a farmacêutica Jéssica Antunes Ferraz realiza pela primeira vez o Concurso Unificado, buscando uma vaga de Ensino Médio. Com a proximidade da hora do exame, diz que o nervosismo aumenta.
"Pretendo ficar mais calma. Trouxe só um chocolate, na verdade, para caso dê aquela tensãozinha, e água. E o ritual mesmo, quando começa, vai ter um nervosismo, mas paro um pouco, dou uma respirada e continuo", reforça.
Jéssica Ferraz veio de Balneário Camboriú fazer a prova do CNU em Florianópolis
Morgana Fernandes/NSC TV
A amizade e o espírito de companheirismo marcaram a participação de concurseiras que vivem no Rio Grande do Sul e viajaram cerca de seis horas para acompanhar a amiga na realização da prova.
O grupo saiu cedo e encarou a estrada com entusiasmo para apoiar Maria Conceição, a única inscrita entre elas nesta etapa da seleção. “A gente é concurseira e sempre vai junto. O apoio é tudo de bom”, contou a assistente social Soraia Moreira Lopes.
Segundo elas, a viagem foi tranquila e as boas condições das estradas ajudaram no trajeto. A programação incluiu até uma visita à Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, em Santo Antônio de Lisboa, onde o grupo fez uma oração especial para acalmar a ansiedade da candidata.
Amigas vieram do Rio Grande do Sul apoiar amiga candidata em Florianópolis
Morgana Fernandes/NSC TV
Concurso Nacional Unificado
A seleção atraiu mais de 761 mil pessoas, que disputam 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal. As provas acontecem em oito cidades de Santa Catarina, neste domingo (5).
A prova iniciou às 13h com duração de cinco horas. Quem passar nesta primeira etapa fará a segunda fase no dia 7 de dezembro. Expectativa é que o resultado seja anunciado no dia 30 de janeiro.
À noite, programa especial do g1 terá professores especializados corrigindo as provas dos nove blocos temáticos e montando os gabaritos extraoficiais (ACOMPANHE AQUI).
Ministra da Gestão visita local de prova do CNU em Brasília
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias