Participantes relatam calor intenso como principal dificuldade durante do CNU 2025 em Cuiabá
05/10/2025
(Foto: Reprodução) Portões se abrem para o CNU, em Cuiabá (MT).
A aplicação do Concurso Nacional Unificado (CNU) em Cuiabá, neste domingo (5), foi marcada por reclamações de candidatos sobre o forte calor durante o exame. Com temperaturas que ultrapassaram os 39 °C na capital mato-grossense, alguns participantes relataram desconforto e dificuldade para se concentrar, especialmente em salas sem climatização adequada.
Letícia Priscila Pereira, que prestou a prova para o bloco 9, voltado às agências reguladoras, afirmou ter passado mal durante o exame. “A minha pressão está alta, não estou passando muito bem” relatou.
Embora algumas salas estivessem climatizadas, diversos aparelhos de ar-condicionado não conseguiram dar conta das altas temperaturas, segundo relatos. Candidatos apontaram que, mesmo após reclamações, os problemas persistiram.
Suely Augusto de Souza, que também participou do concurso em outra sala, disse que até os fiscais demonstraram incômodo com o calor.
“A maior dificuldade foi a questão da sala estar extremamente quente. Foi feito uma reclamação, mas as pessoas que estavam aplicando a prova não resolveram o problema”, disse.
Letícia reforçou a sensação térmica extrema e a dificuldade para manter a concentração. “As salas estavam muito quente, não dava para se concentrar, tava um calor infernal, é impossível fazer uma prova numa sala quente dessa”, comentou.
Segundo o Clima Tempo, Cuiabá registrou 40 graus em determinados horários do dia. A prova iniciou ao12h com até cinco horas de duração.
Os gabaritos oficiais serão divulgados nesta segunda-feira (6).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
CNU 2025: veja COBERTURA AO VIVO no g1
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que 12.216 pessoas se inscreveram para participar da prova em Mato Grosso. Desse número, 7.208 são mulheres (59%) e 5.008 são homens (41%).
📍Veja abaixo as cidades de MT que receberão a aplicação da prova e quantos locais cada uma vai disponibilizar:
Alta Floresta - 1 local
Barra do Garças - 1 local
Cáceres - 1 local
Cuiabá - 13 locais
Rondonópolis - 1 local
Sinop - 3 locais
Tangará da Serra - 2 locais
Várzea Grande - 4 locais
✍Como serão as provas?
Prova objetiva (5/10/2025): múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta. A quantidade de questões varia conforme o nível do cargo:
Nível Superior: 90 questões (30 gerais + 60 específicas)
Nível Intermediário: 68 questões (20 gerais + 48 específicas)
Prova discursiva (7/12/2025): na etapa discursiva, os candidatos deverão elaborar textos conforme o nível de escolaridade exigido para o cargo.
Nível Superior: 2 questões, das 11h às 14h
Nível Intermediário: 1 redação, das 13h às 13h
📆 Confira o cronograma oficial
Prova objetiva: 5/10, das 11h às 16h (horário do Acre)
Convocação para prova discursiva e confirmação de cotas/PcD: 12/11
Envio de títulos: 13 a 19/11
Prova discursiva: 7/12
Procedimentos de confirmação de cotas: 8 a 17/12
Divulgação da 1ª lista de classificação: 30/1/2026
Aplicação CNU Cuiabá
Fernanda Deamo
CNU 2025 tem edital publicado: veja datas, vagas e como se inscrever